Avaliação Institucional
A autoavaliação, ou avaliação interna, é uma das estratégias previstas na legislação federal para melhorar a qualidade da Educação Superior Brasileira, conforme ressaltado na nota técnica n° 65, emitida pelo INEP em 09 de outubro de 2014.
Em conjunto com a avaliação externa, realizada por avaliadores da educação, cadastrados no BASIS e designados pelo Ministério da Educação (MEC), a avaliação interna tem como finalidade analisar com profundidade os diversos aspectos do desenvolvimento das ações do ensino superior.
Esses aspectos estão divididos em 5 eixos, os quais englobam as 10 dimensões institucionais previstas na lei 10.861, de 14 de abril de 2004.
Este espaço está destinado à tarefa de servir como um dos veículos para a disponibilização de informações e prestação de contas das ações realizadas pela CPA do Centro Universitário São Lucas.
Eixos e Dimensões Avaliadas
EIXO 1 – Planejamento e Avaliação Institucional
Dimensão 8: Planejamento e Avaliação
EIXO 2 – Desenvolvimento Institucional
Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição
EIXO 3 – Políticas Acadêmicas
Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade
Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes
EIXO 4 – Políticas de Gestão
Dimensão 5: Políticas de Pessoal
Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição
Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira
EIXO 5 – Infraestrutura Física
Dimensão 7: Infraestrutura Física
Metodologia
A CPA desenvolve suas atividades de avaliação visando, por meio dos resultados, obter alternativas de melhoria para o cumprimento Missão Institucional e do Plano de Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário São Lucas.
Para isso, desenvolve-se um trabalho que vai do planejamento, sensibilização e aplicação do processo avaliativo, por meio de divulgação com banners, reuniões, cartazes, e-mails e divulgação no site do UniSL.
A avaliação ocorre de duas formas para englobar a avaliação quantitativa e qualitativa. Utiliza-se para obter tais resultados a aplicação de questionários objetivos e realização de grupos focais, além de outras formas, conforme deliberado em reuniões ordinárias e extraordinárias da CPA.
Objetivos
Geral
Proporcionar informações quantitativas e qualitativas sobre o Centro Universitário São Lucas (UniSL) que sejam passíveis de serem usadas na forma de conhecimentos relevantes para a proporcionar condições otimizadas de aprendizagem e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, de forma sustentável e progressiva.
Específicos
Atender à demanda por dados estatísticos de usuários internos e externos do UniSL e da mantenedora institucional;
- Contribuir para o planejamento estratégico do UniSL;
- Subsidiar discussões sobre o clima organizacional no UniSL, a partir do fornecimento de informações subjetivas acerca do pensamento dos membros da comunidade acadêmica;
- Intensificar o desenvolvimento de cultura avaliativa no UniSL;
- Analisar documentos para consolidar estudos sobre a necessidade de aperfeiçoamento do processo de regulação interna da instituição.
- Estabelecer mecanismos de transparência e facilitação do acesso da comunidade acadêmica e sociedade às informações de interesse e domínio público;
- Contribuir com informações e estudos para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e do cumprimento, pelo UniSL, de sua missão;
- Realizar a autoavaliação institucional considerando diferentes dimensões institucionais, as quais são apresentadas no Art. 3º da Lei 10.861;
- Divulgar os resultados por meio do Relatório de Avaliação Institucional.