FAQ – Perguntas Frequentes

SUGESTÃO DE FAQ

 1) O que é autoavaliação Institucional?

R. Como o próprio nome sugere, autoavaliação é o processo em que as Instituições de Ensino Superior promovem uma reflexão interna, acionando professores e alunos, além de trabalhadores das áreas técnica e administrativa para que avaliem os diversos aspectos do dia a dia da Instituição.

 2) Todas as Instituições de Ensino Superior (IES) têm que fazer autoavaliação?

R. Sim. Em 2004 foi criado o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o SINAES. A Lei que criou o SINAES (Lei 10.861/2004) prevê que todas as IES devem criar uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) com essa finalidade.

3) Quem participa da  CPA?

R. A CPA é formada por professores, estudantes e colaboradores (técnicos-administrativos) da IES, além de membros da Comunidade (população).

4) De que forma a Faculdade é avaliada?

R. Vários instrumentos podem ser utilizados. A aplicação de um questionário pode ser um instrumento poderoso de autoavaliação. Outros mecanismos podem ser utilizados, como, por exemplo, a análise das informações obtidas na ouvidoria, os fóruns realizados recentemente na maioria dos cursos, entre outros.

5) Quem deve participar?

R. Todas as pessoas que influenciam ou são influenciadas pelas decisões adotadas na Instituição, como alunos, professores e funcionários, que devem participar da avaliação sempre que forem solicitados.

6) Existe alguma vantagem em participar das autoavaliações institucionais?

R. Existem várias vantagens. A principal delas é que os avaliadores indicarão caminhos para que a Mantenedora possa promover as melhorias que a comunidade acadêmica está desejando, melhorando o ambiente e as condições de trabalho de professores, funcionários e as condições de aprendizagem dos alunos.

7) A Faculdade São Lucas fará alguma autoavaliação ainda no presente ano?

R. Sim. Durante os meses de outubro e novembro serão aplicados dois questionários para ouvir a comunidade acadêmica sobre diversos assuntos de interesse da Faculdade. Serão abordados temas relativos à parte administrativa, à infraestrutura e à parte pedagógica da Faculdade São Lucas. Além disso, o Centro Universitário já tem sua ouvidoria e está realizando uma rodada de encontros internos dos cursos, com a participação do Coordenador, Professores e Alunos, com apoio de representantes da Diretoria Pedagógica.